sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Saudades de ensinar...

Há muito tempo (ou pelo menos assim me parecem os poucos anos que passaram) fui professora, professora de Geografia.
Dei aulas a vários níveis, mas aqueles de que guardo mais saudades são os "meus meninos" dos 7º e 9º anos. Sim, esses, os barulhentos. Aqueles que precisam de doses tóxicas de paciência...
Mas também são esses que ainda esbugalham os olhos quando aprendem coisas novas, que lhes despertam interesse. O facto de ensinar geografia também terá a sua influência. Pois, porque a geografia é muito, muito mais do que debitar nomes de rios, serras, climas e por aí...
Tenho saudades de falar dos países, do mundo; de ensinar como se lê um mapa; de explicar as razões de sermos muitos nuns lados e poucos noutros; de explicar por que chove; de responder às inúmeras e extraordinárias perguntas que vêm atrás destes temas.
É certo que nem tudo são rosas. Não são não, e só quem por lá passa pode dar o devido valor. Mas, ainda assim, tenho saudades.
Agora dou formação a adultos. Continuo a gostar de ensinar? Sim, mas como dizem os anúncios da Zon, não é a mesma coisa...

1 comentário:

  1. Sempre a tempo de dar uma lições aqui no blog :) Mas não de Geografia sff... beijo

    ResponderEliminar