sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pantomineiro...Laura Alves...Palavras

Ouvi, agora há pouco, uma palavra que já não ouvia há algum tempo: pantomineiro! De imediato fui remetida para o filme "O Leão da Estrela" (um daqueles que vejo e revejo vezes sem conta e nunca me satura). Neste filme há uma cena em que a criada dos protagonistas - a actriz Laura Alves - tem um pequeno desaguisado com o seu noivo e onde, no cúmulo da sua raiva, lhe chama: "Seu pantomineiro!"
Pois é! Esta é uma daquelas palavras que, tal como outras, não utilizamos muito mas que tem o seu impacto, dependendo do contexto.
Passo a exemplificar contando uma pequena história.
Pouco depois de tirar a carta, andava eu à velocidade de "nabiça" que era pelas ruas de Coimbra quando, e por diminuir ainda mais a velocidade à procura de um lugar, uma condutora apressada me disse: "Anda lá, ó carochinha!" (lembras-te JC?) Carochinha...Fiquei possessa! Como é que um nome tão simpático pode sofrer uma tão grande reviravolta?...mas naquele momento se ela me tivesse mandado para "a outra banda" não me tinha caído tão mal...e não me tinha incomodado tanto! A mim e ao JC que ia comigo no carro...
Moral da história: atenção à força das palavras! Quando bem usadas são fantásticas!

Sem comentários:

Enviar um comentário