sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Boas Festas!

A todas e todos os amigos, desejo Festas Felizes!
Que 2010 seja o melhor ano.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Memórias de Coimbra

Não sou saudosista, efectivamente não sou. Mas gosto de recordar tempos que me trazem sempre alegria. Os tempos de estudante, os amigos, a universidade, a camaradagem, as festas...e, pasme-se, até os exames. Sim, os exames. Como vivia numa casa cheia de gente (temática que daria para muuuuitos posts), juntavamo-nos, de acordo com as nossas simpatias e hábitos de estudo, para tornar esses momentos menos penosos. Como sempre gostei de estudar à noite, lembro com uma saudade deliciosa a galhofa dos intervalos, os lanches improvisados e outros tantos mil imprevistos que ocorriam por esses tempos...
Repito que não sou saudosista. Mas acho que cada fase da nossa vida tem sempre momentos felizes (e outros nem tanto!) que é bom recordar. Sabe bem relembrar esses tempos idos. Sobretudo com quem connosco os viveu.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Outros blogs...

Além dos quantos blogs gastronómicos que visito, há outros que também leio com uma regularidade quase diária.
Como de manhã, a caminho do trabalho, gosto de ouvir a Comercial, comecei a visitar o blog Dias Úteis, do Pedro Ribeiro. Desde então sou leitora assídua. E foi a partir deste que descobri outro blog de que gosto muito. É da autoria da Laurinda Alves. É simpático, agradável, sincero, intimista e sobretudo, muito interessante. Curiosamente é sobre muitas coisas. Coisas que diariamente cruzam, por alguma razão, a vida da sua autora. Sou fã. Do blog e da Laurinda...
Entretanto, aproveito ainda o blog do Pedro Ribeiro como atalho para o desconcertante blog do Alvim, para o sempre interessante blog do Markl e ainda para outro descoberto recentemente e que acho delicioso. Pertence à Maria Vasconcelos e é acerca das suas duas filhotas. É engraçado sem ser lamechas...felizmente. Também sou fã...coisas de mãe...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Blogs Gastronómicos!

Quem me conhece sabe que eu gosto de ver blogs. E sigo alguns tanto quanto posso. São blogs de géneros diversos mas facilmente agrupáveis. A seu tempo escreverei sobre alguns deles.
Mas há um género que gosto muito, são os blogs de gastronomia dos quais me considero uma verdadeira apreciadora. Imagino que o facto de gostar de comer, de gostar de cozinhar e o impacto visual dos mesmos terão a sua influência.
Há blogs fantásticos e outros de gosto duvidoso. Com estes últimos não perco tempo.
Haverá certamente muitos mais que ainda não vi, mas deixo uma lista daqueles que mais gosto de visitar. São feitos com muitos gosto, certamente por quem gosta muito do que faz e lá apresenta e quer partilhar. O número de receitas que gostaria de experimentar à conta destas visitas já não se consegue contar... Cá vão eles: Elvira Bistrot, Mesa para Quatro, No Soup for You, Tachos de Ensaio, Cinco Quartos de Laranja, entre outros. Obrigada a estas "blogueiras" pela alegria dos sentidos que os seus blogs despertam!
Algum dia ainda me aventuro a postar também os meus dotes culinários ... sempre e quando a qualidade valha a pena!...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Saudades de ensinar...

Há muito tempo (ou pelo menos assim me parecem os poucos anos que passaram) fui professora, professora de Geografia.
Dei aulas a vários níveis, mas aqueles de que guardo mais saudades são os "meus meninos" dos 7º e 9º anos. Sim, esses, os barulhentos. Aqueles que precisam de doses tóxicas de paciência...
Mas também são esses que ainda esbugalham os olhos quando aprendem coisas novas, que lhes despertam interesse. O facto de ensinar geografia também terá a sua influência. Pois, porque a geografia é muito, muito mais do que debitar nomes de rios, serras, climas e por aí...
Tenho saudades de falar dos países, do mundo; de ensinar como se lê um mapa; de explicar as razões de sermos muitos nuns lados e poucos noutros; de explicar por que chove; de responder às inúmeras e extraordinárias perguntas que vêm atrás destes temas.
É certo que nem tudo são rosas. Não são não, e só quem por lá passa pode dar o devido valor. Mas, ainda assim, tenho saudades.
Agora dou formação a adultos. Continuo a gostar de ensinar? Sim, mas como dizem os anúncios da Zon, não é a mesma coisa...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Emigrar


Há dias assim. Apetecia-me emigrar. Apetecia-me ir para outro lugar, com novas e muitas oportunidades. Sair do nosso país pequenino, cheio de pessoas pequeninas e com vícios pequeninos. Sei que soa a pedante, mas é assim. Ou, pelo menos, gosto de pensar assim. Ainda que saiba, à partida, que não vou sair daqui...
Também sei que que noutro qualquer lugar do mundo encontraria gente tonta em lugares que não merece, gente sem escrúpulos, pseudo-inteligentes que têm opinião sobre tudo e sobre todos... Mas, pelo menos, ainda levaria algum tempo a "cheirá-los" à distância.
Uma vez, ouvi uma entrevista do Raúl Solnado onde ele dizia que detestava a "estupidez natural".
Esta definição ficou-me para sempre. E percebi que também eu detesto a estupidez natural, que tanta gente cultiva hoje em dia. E tenho dias que se torna insuportável...que é o caso destes últimos.
Já agora, a emigrar gostava deste país... o da fotografia... a Suécia.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tou...

...com amigdalite...

"A amigdalite aguda manifesta-se por garganta inflamada (avermelhada e inchada) associada quase sempre a dor de garganta, nomeadamente ao engolir (por vezes mesmo com a saliva)."

É assim que eu estou...
Votos de bom fim-de-semana!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pantomineiro...Laura Alves...Palavras

Ouvi, agora há pouco, uma palavra que já não ouvia há algum tempo: pantomineiro! De imediato fui remetida para o filme "O Leão da Estrela" (um daqueles que vejo e revejo vezes sem conta e nunca me satura). Neste filme há uma cena em que a criada dos protagonistas - a actriz Laura Alves - tem um pequeno desaguisado com o seu noivo e onde, no cúmulo da sua raiva, lhe chama: "Seu pantomineiro!"
Pois é! Esta é uma daquelas palavras que, tal como outras, não utilizamos muito mas que tem o seu impacto, dependendo do contexto.
Passo a exemplificar contando uma pequena história.
Pouco depois de tirar a carta, andava eu à velocidade de "nabiça" que era pelas ruas de Coimbra quando, e por diminuir ainda mais a velocidade à procura de um lugar, uma condutora apressada me disse: "Anda lá, ó carochinha!" (lembras-te JC?) Carochinha...Fiquei possessa! Como é que um nome tão simpático pode sofrer uma tão grande reviravolta?...mas naquele momento se ela me tivesse mandado para "a outra banda" não me tinha caído tão mal...e não me tinha incomodado tanto! A mim e ao JC que ia comigo no carro...
Moral da história: atenção à força das palavras! Quando bem usadas são fantásticas!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Grrrrrrrrrrr.....

Este é um daqueles dias que deveria ter 48 horas...mínimo!
E não há tempo para mais!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

En noches como esta II

Já sei quem é a senhora a que me referia no post anterior:
Maria Dolores de Cospedal.
Está esclarecido!
Não fosse alguém querer saber quem era...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

En noches como esta

Ontem à noite, no meu zapping do costume, ouvi uns minutos de um dos programas de que gosto na TVE Internacional. O programa chama-se "En noches como esta". Não vejo assiduamente, mas quando "passo por lá" e está alguém a ser entrevistado que eu conheço e tenho interesse, vejo. É o tipo de entrevista que eu gosto, intimista sem ser invasora, directa sem ser agressiva.
Não reconheci a entrevistada de ontem e ainda não consegui descobrir quem era (também não procurei muito, é certo), mas quando souber direi. Sei que tem um qualquer cargo político. Mas o que aqui me interessa postar é algo que esta senhora disse. Ela disse, e muito bem, que a grande mentira do século XXI era a de que hoje as mulheres conseguem ter uma carreira e conciliá-la com a sua vida pessoal. Disse também, e eu também concordo, que hoje ainda não é possível fazê-lo, pelo menos sem ter ajuda. Não podemos ter uma carreira fulgurante, dar assistência aos filhos, ao marido, à casa e também - muito importante - não sobra tempo para termos vida pessoal. É ainda preciso muito apoio na retaguarda. É uma grande verdade.
Ainda tem que correr muito mundo, mas acreditemos que vamos no rumo certo!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Piadas...parte I

Algumas favoritas...

Por que é que na Argentina as vacas vivem a olhar para o céu?
- Porque tem "Boi nos Ares"!

Para que servem uns óculos verdes?
- Para verde perto.

Para que servem uns óculos vermelhos?
- Para vermelhor.

Desafia-se quem souber melhor que estas!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tempo

Quando não há mais nada para falar, fala-se do tempo...
Agora a sério...isto das descidas de temperatura e da chuva...perturba-me! A minha amiga C. acha muita piada a esta minha "característica" de consultar o tempo que virá nos próximos dias.
Os senhores de meteorologia (www.meteo.pt) dizem assim para o dia de amanhã:


Céu muito nublado.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, com rajadas da ordem
dos 50 km/h, rodando para noroeste.
Nas terras altas o vento soprará forte (40 a 55 km/h) de sudoeste
e com rajadas da ordem dos 80 km/h, rodando para oeste.
Períodos de chuva, que nas regiões Norte e Centro será
por vezes forte, passando a regime de aguaceiros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Descida da temperatura máxima.
Pequena subida da temperatura mínima.

E pronto!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sabores da infância...

(imagem retirada da internet)

Quando eu era pequena, passava os meus dias no "infantário" de então: a casa dos avós.
O meu avô era diabético e comia, por isso, as suas bolachas integrais. Por muitas bolachas que me dessem, as do avô eram as melhores...
Há anos que não as comia. Hoje, numa visita rápida ao "Continente" (passo a publicidade) olhei para estas e não resisti. Meio pacote já era!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maitê Proença...

Humor é uma coisa...falta de "gosto" é outra, completamente diferente. Tonta:
Será das madeixas?!
Sem comentários...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Julie & Julia


(imagem retirada da internet)

Pois é! Uma das minhas actividades favoritas, ler.
Este é o título do livro que agora acabei. Um livro leve e simpático e, sobretudo, despretensioso. A autora não é nem pretende ser uma guru de modos de vida mas partilha com os leitores algumas conclusões que nos deixam parar um bocadinho e pensar...
Sem dúvida que a compra este livro se deveu, em grande parte, à publicidade feita ao filme que dele foi feito. Mas não estou arrependida. É, como já disse, um livro leve. Faz parte do grupo a que eu chamo "leituras de comboio". São livros que não exigem grande concentração para a leitura. Mas, atenção, não deixam por isso de ser importantes!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Coisas da Vida


Um título pomposo...Um dia cinzento...E que estado de espírito...Para esquecer!
Em dias assim não há posts!
Guardamos mensagens para dias mais animados.
Tenho dito!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Blogs!

Pois é...decidi aderir a isto dos blogs! Pela novidade, pela partilha, por hobbie...
Este não pretende ser um blog intimista, nem mesmo um "blog de opinião" (tão na moda). É o meu espaço, o espaço onde pretendo partilhar o que bem me apetecer com quem me quiser ler. Será, talvez, mais uma forma de encontrar tantos amigos que vamos deixando por aí espalhados e com quem, às vezes, nem temos tempo para conversar.
Estará longe de funcionar como um diário mas vamos lá ver se lhe consigo dar alguma continuidade...Até breve!